Cores: a influência no humor

Você sabia que as cores de uma casa podem influenciar no humor dos moradores? Pois é. Os estímulos provocados pelo sistema de cores são capazes de proporcionar diferentes sensações no dia-a-dia. Por isso, temos que ter o cuidado ao escolher as cores certas para cada ambiente.

O que você vai pintar?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer para escolher a cor certa. Você deve ter em mente se pintará um cômodo ou somente uma parede. Essa decisão pode ajudar na escolha da cor. Uma sugestão é começar a mudança por uma parede. Não é caro, é menos trabalhoso e pode deixar um efeito incrível no ambiente.

Influência no humor

A cor da parede é fundamental para a composição da atmosfera de uma casa. Essa influência não se limita às cores, mas também às texturas e estampas. Isso quer dizer que a maneira como são aplicadas também está associada às sensações cromáticas que interferem diretamente no humor.

A cor azul, por exemplo, é capaz de provocar a sensação de relaxamento e tranquilidade Os tons estão diretamente ligados a mente e configuram quartos perfeitos para uma boa noite de sono. Quanto mais claro, mais acalmam e auxiliam na concentração.

Cor quente e cor fria

Cores quentes podem influenciar diretamente no sono se forem colocadas nas paredes do quarto. Elas são mais estimulantes e devem ser evitadas nos locais de descanso. Já as cores frias, acalmam e ajudam a descansar. Se não quiser abrir mão de uma tonalidade de cor quente, use em cômodos como sala ou escritório.

Iluminação e cores

A iluminação muda os tons das cores. As lâmpadas brancas clareiam e acendem as tonalidades da decoração. Já as amarelas, esquentam e intensificam a cor. As lâmpadas coloridas são capazes de mudar completamente o colorido na parede. Fique atento ao tipo de iluminação no ambiente que será pintado.

Se continuar na dúvida, consulte um especialista

Mesmo depois dessas dicas, se você continua em dúvida sobre o tom ideal e como paginar a sua preferência com os móveis, por exemplo. Na Vilarejo você encontra profissionais especializados que podem te auxiliar na escolha dos tons para deixar seu ambiente do jeitinho que você deseja. 😉

 

FECHAR ACESSIBIILIDADE
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: