Especialista explica causas e efeitos de cores do BBB

O Brasil todo tá de olho na casa mais vigiada do país, mas logo assim que começou a edição de 2022 uma coisa chamou a atenção: quanta cor, elementos e texturas misturados num ambiente só! Pra muita gente pode ter sido surpresa essa decoração no mínimo chamativa. Mas para especialistas não, existe um propósito por trás das escolhas de cada uma delas: “O excesso de cores é proposital para interferir na psicologia humana”, explica Renata Millem, arquiteta e especialista em cores.


A cada cômodo que é mostrado na casa, uma certeza. O excesso de cores fortes confunde, cansa os olhos até mesmo o telespectador que tá longe. O espaço tem excesso de informação visual e causa confusão mental.


“As cores interferem diretamente no funcionamento cerebral das pessoas. Cor fisicamente falando é comprimento de onda, faixa vibracional, medida em Hertz e isso interfere no corpo que é 80% liquido. As cores influenciam no metabolismo, acelera ou desacelera. Te ajuda a encontrar a paz ou não, dependendo da faixa vibratória a que o ser humano está exposto”, explica Renata.


Por ser um programa de entretenimento que busca audiência através do conflito de ideias, dos atritos, a escolha de todo layout da casa tem justamente a intenção de deixar os “brothers” mais emotivos, mais suscetíveis aos fatores externos. E eles acertaram em cheio em cada cantinho da casa, pois neutralidade ou o efeito clean passam longe dali.


“O que me chamou muito a atenção no BBB22 foi o uso de excesso de estampas também. O excesso de cores fortes deixa o comportamento mais intenso, exacerbado. Mas a cor misturada, que foi o que aconteceu, causa confusão visual, confusão de ideias. Usaram muitas gramaturas, faixas coloridas em excesso”, nos conta a arquiteta.


Mas claro, não se preocupe se você gosta de decorações e cores intensas e vibrantes pela casa, não tem problema algum. Mas você deve contar com um profissional que possa orientá-lo nesse processo para que a harmonia reine.
“Aconselho sempre a procurar o profissional especializado para escolher cores pra q essa inferência da cor no comportamento seja direcionada pra demanda específica daquele que vai usar o espaço. Com parcimônia e técnica da pra usar elementos como os encontrados na casa do BBB”, explica a profissional que destaca, inclusive, que revestimentos coloridos, pastilhas, são super utilizados e indicados.


“O importante é usar de técnica e conhecimento na hora do projeto”, finaliza Renata Millem, que tá sempre pela Vilarejo em busca das novidades e tendências em Pisos e Revestimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.