Quer iluminar a casa? Se liga nas dicas do Lighting Designer da Vilarejo

Vamos imaginar a cena juntos! Você sai de casa pra trabalhar bem cedo, trabalha o dia todo e, mesmo que tire o horário de almoço para descansar um pouco, ela não é suficiente para relaxar. Engata o segundo turno, toma um cafezinho pra animar e segue até o fim do dia. Por mais que você ame o seu trabalho, o corpo e a mente pedem descanso e a hora de ir pra casa é a mais esperada do dia pra muita gente. Chega no lar, toma um banho quente e vai relaxar. Tudo perfeito, né? Depende de um monte de motivos, claro, mas tenha certeza que a iluminação é um deles.

O Lighting Designer da Vilarejo Cabo Frio, Angelino Lopes Neto, explica que a iluminação influencia diretamente no bem estar dos moradores de uma casa. Não é só sobre ter lâmpadas em todos os cômodos para eles estarem bem iluminados. É sobre a cor da luz, quente ou fria, e pra onde ela é indicada. Para isso, explica Angelino, é preciso fazer um projeto antes de comprar os itens da iluminação.

“É de suma importância antes de fazer o projeto conhecer o cliente, o gosto dele. Não existem projetos iguais, todo mundo é diferente. É preciso fazer um briefing com o cliente pra gente adequar a iluminação aos hábitos dele. Claro que existe um protocolo básico para escolher a iluminação ideal, mas um projeto bem feito se adéqua ao cliente”, conta o profissional.

Quando Angelino fala em protocolo, ele se refere ao básico. Cozinha, banheiro e área de serviço, por exemplo, são classificados como área de trabalho e por isso pedem uma luz fria, branca. A indicada por ele é de 6 mil k.

“O tom residencial é sempre amarelo – tom quente. A ideia de casa, lar, é relaxamento, você chega em casa e quer relaxar e esse tom é indicado pra praticamente toda residência, em locais como quarto, área de lazer, área gourmet, sala de estar, que são locais de lazer e descanso e o tom quente contribui pra isso”, informa Angelino que indica lâmpadas de 2700/3 mil k.

A iluminação indireta com luminárias, fitas de led, pendentes, abajur de canto e outras também merece uma atenção especial e a escolha delas vai depender de um monte de fatores, mas não tem erro. É só chegar na Vilarejo que temos um especialista esperando para te orientar e ajudar nas melhores escolhas.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
× Como posso ajudar?