Você conhece os diferentes tipos de bomba d’água?

Autoaspirantes, centrífugas, injetoras, periféricas e submersas. Cada uma tem modelos, características diferentes e devem ser usadas de acordo com a indicação e necessidade. Você não precisa ser um expert em bombas, mas com essas dicas você evita jogar dinheiro fora com o modelo errado para solucionar o seu problema.

Qual a função da bomba?

Antes de falar para que serve cada tipo de bomba, você sabe para que serve uma bomba? Basicamente, a função das bombas d’água é transferir água de um lugar para outro, interligadas a canos que são os responsáveis por essa passagem. Mas não é somente isso. Apesar de parecer “simples”, há diferentes tipos de bomba com mais funções e especialidades além de transferência de água. Elas são feitas para ocasiões específicas.

Bomba autoaspirante

É o tipo de bomba que fica em cima do solo e é indicado para lagos ou poços que tenham no máximo sete metros de profundidade. É o único modelo que dispensa a instalação da válvula de retenção, que é a responsável para não deixar que a água dentro para dentro do poço. Essa válvula já vem embutida nas bombas autoaspirantes. Duas boas características dessa bomba é que ela transfere grandes quantidades de volumes de água e proporciona uma ótima pressão.

Bomba Periférica

Esse modelo também fica acima do solo, porém necessita da instalação da válvula de retenção pra água não retornar para dentro do poço. Ela é indicada como melhor desempenho em baixo volume de água e também tem alta pressão

Bomba Centrífuga

A bomba centrífuga é usada em regiões mais secas e acima do solo. Diferente da bomba periférica, a centrífuga proporciona alto volume de transferência de água a uma baixa pressão

Bomba injetora

Essa é a bomba que mais atinge uma maior profundidade, podendo chegar a 20 metros. Tem enorme potência e capacidade de aumentar a sucção da água.

Bomba submersa e submersíveis

As bombas submersas ou submersíveis, como já diz o nome, ficam dentro da água. A bomba submersível só pode ser usada por um período, que é determinado pelo fabricante. Quando chega no tempo de uso, ela tem que ser retirada da água, secada e guardada. Por isso, esse tipo de bomba é o mais indicado para os casos de inundações.

Gostou dessas dicas? Então fique ligado em nosso blog 😉

Recomendações

As bombas são feitas para tirar a água de um poço para um reservatório ou de poços artesanais para caixas d’água. Quando há inundação de um local, a bomba também tem o papel de realizar a sucção da água da chuva acumulada em um local, seja ela suja ou turva.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: